Reclamos luminosos: 4 segredos para ser bem-sucedido

EDUCAÇÃO / 23-01-2024

Criar reclamos luminosos que cumpram efetivamente o seu propósito, não é algo que aconteça por “acidente”.

São muitos os fatores que têm de ser trabalhados de forma a que o reclamo fique perfeito e que seja realmente eficaz.

Afinal, o custo de fabrico deste tipo de publicidade exterior não é idêntico ao da impressão de vinil autocolante ou ao das bandeiras publicitárias.

Assim sendo, se quer realmente desenvolver um design bem-sucedido, temos 4 dicas extremamente valiosas para lhe dar.

1. Não caia no erro do mito das letras maiúsculas

Sim, é um mito! Mas, infelizmente, muitas empresas acham ainda que ter um reclamo exclusivamente com letras maiúsculas vai atrair mais a atenção do consumidor.

Mas, espante-se! Os estudos realizados nesse sentido, demonstram exatamente o contrário.

A verdade é que tudo irá depender do tipo de letra, do tipo de anúncio, do tipo de produto ou serviço que quer promover. Mas, acima de tudo, da quantidade de texto que o seu reclamo terá.

2. Não existe nada de errado com os espaços vazios

Quantas vezes já viu designs para impressão que lhe fizeram jogar aos mãos à cabeça com a quantidade de ruído que tinham?

Entre cores, objetos, imagens, letras… é muito simples que nossa atenção se perca no meio da confusão.

Assim sendo, é importante considerar que “menos, é mais”, principalmente quando falamos de reclames luminosos.

Considere que não precisa de preencher todas as áreas vazias para que a sua publicidade exterior seja eficiente.

Muito pelo contrário. Os melhores sinais publicitários têm por norma entre 30% a 40% de espaço vazio. E, são muito mais eficientes que aqueles que têm excesso de informação.

3. Tenha em conta o tamanho da letra

Pode parecer estranho, mas o tamanho da letra é outro dos pontos importantíssimos quando falamos de publicidade luminosa.

Existem tipos de letra que se adaptam melhor que outros, e existem alguns que devem ser completamente excluídos das opções.

Contudo, a dica extra que lhe deixamos é que é melhor ter um tamanho de letra um pouco maior, do que ter tudo escrito com letras maiúsculas.

Lembre-se: letras grandes têm um grande impacto visual. Letras pequenas são facilmente invisíveis aos olhares apressados dos consumidores.

4. É extremamente simples cometer erros, não se recrimine

Existem inúmeros fatores a considerar quando se criam reclamos luminosos: má escolha do tipo e tamanho de letra, má escolha dos gráficos adjacentes, má escolha de cores e proporções…

Assim, na altura de falar com um designer para o mesmo desenvolver o seu projeto, verifique bem o portfólio.

Um erro no design pode custar à sua empresa algum budget que poderia ser alocado a outro tipo de estratégia de comunicação.

Assim sendo, se neste momento quer criar este tipo de publicidade exterior, poderá também falar conosco.

Além dos serviços de impressão digital, temos ao seu dispor o serviço de design gráfico, para garantir que o seu projeto é aquilo com que sempre sonhou.