Placas ACM ou Inox: Escolha o Material Ideal para as Suas Necessidades

INFORMAÇÃO / 20-03-2024

Num mundo onde a estética e a durabilidade são cruciais, a escolha entre placas de ACM (Alumínio Composto) e placas de Aço Inoxidável (Inox) pode determinar o sucesso de um projeto

ACM e INOX têm características distintas, vantagens e desvantagens, sendo fundamental tomar uma decisão informada. Aqui estão alguns pontos-chave para ajudar na escolha:


Placas ACM: Uma Opção Versátil

O ACM, ou Alumínio Composto, é uma estrutura de alumínio composta por três camadas distintas. A camada exterior é formada por folhas de alumínio pintado, seguida por uma camada de material termoplástico e, finalmente, outra folha de alumínio pintado na camada interior.

Quais as vantagens que a placa ACM pode oferecer?

-Chapa rígida;

-Material leve;

-Resistência ao tempo;

-Grande variedade de cores e acabamentos;

Quais as desvantagens no uso da placa ACM?

 -Restrições à reciclagem (devido à combinação de materiais);

-Dobragem e modelação desafiadoras;


Placas de Inox: Elegância e Durabilidade

O Inox é uma liga de ferro e crómio, podendo conter também níquel, molibdénio e outros elementos. Com aproximadamente 11% de crómio e variação de 17% a 26% de níquel, o restante é preenchido por elementos como molibdênio, titânio e nióbio.

Quais as vantagens que a placas de Aço Inoxidável pode oferecer?

-Alta resistência a corrosão;

-Material leve;

-Relação custo/beneficio favorável;

-Material reciclável;

Quais as desvantagens no uso da placa de Aço Inoxidável?

-Menos resistente que o aço;

-Sem possibilidade de variedade de cores;


Ao considerar as necessidades específicas do projeto, desde resistência até estética, a escolha entre placas ACM e placas de Inox pode ser direcionada para atender perfeitamente às expectativas. Cada material tem o seu lugar no cenário arquitetónico e de design, oferecendo opções variadas para diferentes aplicações.